Às vezes não sabemos nem o que levamos no estojo dos cosméticos e pode acontecer um dia utilizarmos uma sombra ou um batom e termos uma reação alérgica sem saber porquê. Assim como a comida tem data de validade, sua maquiagem também tem um tempo de vida útil, e se for utilizada após esta data pode ser prejudicial para a pele de seu rosto, por isso é necessário saber quanto dura um cosmético. Cada produto tem um tempo máximo de uso e para conhecê-lo neste artigo “como saber se sua maquiagem está vencida”

.maquiagem

Para saber se sua maquiagem está vencida você precisa saber que o tempo máximo de vida de um blush é em torno de 18 meses. Em geral após esta data é recomendável trocá-lo. Quando o blush está vencido é frequente que sua textura mude e que fique mais duro do que normalmente. Limpar os pincéis com regularidade permite prolongar sua vida um pouco mais.

Quando se trata do corretor de olheiras é muito fácil saber se sua maquiagem está vencida, pois em geral muda de cor ou deixa de ser líquido, no entanto, é muito difícil que aconteça, já que o corretor é um dos cosméticos mais duradouros e não costuma vencer antes de dois anos de sua compra. O corretor em creme ou em barra delata seu vencimento porque começa a liberar um aroma desagradável.

Tal como o corretor, as bases têm uma vida útil de dois anos. Em geral você sabe que este cosmético está vencido quando muda de cor, está cortado ou sua textura e cheiro são diferentes. Considere que as bases de água são um pouco menos duradouras, sendo um ano a data máxima de uso

 

 

É muito fácil saber se seu delineador está vencido. Em geral, os delineadores são usados em lápis, de modo que se observar alguma mancha branca é hora de comprar um novo. Se seu delineador for líquido e começar a secar ou tiver muitos grumos é sinal de que é preciso jogar fora. Felizmente os delineadores têm uma vida útil de três anos.

Determinar se as sombras de olhos estão estragadas pode ser mais difícil em comparação com os outros cosméticos. É recomendável livrar-se delas quando já tiverem três anos de uso, no entanto, você deve ficar atenta caso apresentem alguma mudança no cheiro e em sua textura.

É muito fácil identificar se um batom está vencido. É frequente que se forem líquidos comecem a apresentar grumos ou mudem de cor. Se for um batom em barra você deve ficar muito atenta ao seu cheiro, pois costumam começar a ter um aroma e sabor amargos. A vida útil de um batom é de quatro anos

 

O pó é um dos cosméticos mais duradouros de seu estojo de maquiagem e em geral não costuma danificar-se antes de acabar. É comum durarem mais de dois anos em seu perfeito estado e normalmente um pó demora menos de um ano para acabar.

Atenção: se existe um cosmético que você deve vigiar e não utilizar quando estiver vencido este é o rímel. O rímel danificado pode causar alergias significativas e infecções em seus olhos, de modo que o melhor é substituí-lo se tiver há muito tempo o mesmo rímel, pois a umidade que está presente em seu invólucro propicia a produção de bactérias e fungos. O cheiro forte é o principal sinal de um rímel danificado. Recomenda-se trocar este cosmético a cada quatro meses.

 

Assim, é importante que você saiba que todos os produtos cosméticos e de maquiagem contêm um símbolo que indica qual é sua duração após serem abertos, conhecido como PAO (Period After Opening). Deste modo, você poderá consultar na embalagem se está vencido.

 

Sim gostou do post deixe seu comentario ou compartilhe com seus amigas na redes social @Studio Pitanga Agradece sua vista.

Fonte: Sara Viega