PEELINGS QUÍMICOS SUPERFICIAIS (RECOMENDO E REALIZADOS NO STUDIO PITANGA)

São os que determinam uma aplicação sucessiva que pode variar e que por ser superficial, são necessárias várias sessões, de 3 a 6, com intervalos de 2 semanas em média; não necessitam de nenhum tipo de anestesia; as complicações médicas são raras. As substâncias envolvidas mais comuns são ATA, ácido salicílico, ácido retinoico e ácido glicólico. (O Peeling mais recomendado no Studio Pitanga, mais informações agende on-line sua premer consulta e Grátis)

peeling_meio_postVantagens

• Tratamento rápido e seguro;
• Praticamente indolor, em que o paciente pode sentir apenas um leve ardor;
• Não invasivo;

As principais indicações do tratamento são:

• Tratar rugas finas;
• Promover um clareamento da pele;
• Eliminar manchas de sol; e as famosas mariposas “manchas pos parto” muito comun nas mulheres.
• Tratar acne, cravos e espinhas;
• Cicatrizes leves;
• Melhorar a textura da pele;
• Reduzir o excesso de oleosidade da pele;
• Promover o rejuvenescimento facial.

hidroquinona-1

Cuidados após o procedimento:

* É normal sentir um leve ardor e apresentar vermelhidão no lugar tratado, tal sensação Tal persiste geralmente apenas por alguns minutos.

* Após 48h inicia-se, para a maioria das pessoas, uma descamação leve. Durante o tratamento, é necessário evitar a exposição solar, sendo indispensável o uso de protetor solar.

* Os peelings podem ser repetidos em intervalos variados conforme o tipo de pele, o grau de envelhecimento e os resultados obtidos em peelings anteriores.

* Peles claras obtêm resultados mais rápidos que peles obscuras requirendo mais seções para obter excelentes resultados

Durante a aplicação,  pode haver um leve ardor tolerável e discreta vermelhidão, dependendo da substância em questão. Nos 2 a 4 dias subsequentes, uma descamação aceitável, corrigida com hidratantes e o uso imperativo do filtro solar, elemento obrigatório na recuperação de todos os tipos de peeling.

 

PEELINGS QUÍMICOS MÉDIOS 
De aplicação semestral, podem necessitar algum tipo de anestesia, dependendo da tolerabilidade à dor de cada um – desde um creme anestésico, passado de 30 minutos a 1 hora antes da sessão, até sedação leve ou bloqueio anestésico da área a ser tratada.

pitanga_peeling

 

As complicações do método são também raras, mas pode haver um aumento mais pronunciado das manchas ou vermelhidão prolongada da pele. Dermes que apresentam envelhecimento mais pronunciado, com sardas e manchas, se beneficiam muito desse tipo de peeling.

As substâncias envolvidas são ATA (uma versão mais potente do que a usada nos peelings superficiais) e fenol sem oclusão, isto é, sem cobrir com nenhum tipo de curativo a região tratada com essa substância. A recuperação da pele, nesses casos, se dá, em média, em 10 dias, pois existe a formação de uma crosta de aspecto amarronzado, que se destacará nesse período e dará lugar a uma pele avermelhada, que paulatinamente retornará, em um mês, ao seu estado natural. 

 

 

pitanga57

O peeling médio é usado para melhorar pele de rosto mais acentuadas, mãos e braços. Justamente por ter maior penetração, a agressão é maior, causando maior incômodo após a aplicação. A pele fica avermelhada por um ou dois dias, quando então formam-se crostas escuras seguidas de descamação intensa. Por alguns dias a aparência não é das melhores. A proteção solar durante a recuperação deve ser mais rigorosa. Dependendo do resultado, é possível repetir a aplicação, dessa vez com intervalo mensal ou maior.

 

PEELINGS QUÍMICOS PROFUNDOS 

É o mais radical, indicado para rosto muito envelhecido e muito marcado por rugas. Sempre efetuados sob sedação, com algum tipo de anestesia local ou geral, são mais indicados para aquelas peles bem claras e que tenham um grau acentuado de envelhecimento e manchas, a partir dos 50 ou 60 anos de idade.

 

O ideal é que sejam feitos com monitoração cardíaca da pessoa que está sendo submetida ao peeling – pelas possíveis complicações com a absorção da substância que é utilizada sob oclusão, o fenol.

Ele é aplicado sobre a pele e deixado com curativo por 24 a 48 horas, quando então é removido. Há inchaço e eliminação importantes de líquidos pela pele, seguidos por formação de uma crosta grossa e marrom que terá seu destacamento total numa média de 15 dias.

post_StudioPitanga

 

Na sequência, uma vermelhidão ocorrerá por, no mínimo, de 2 a 3 meses após a realização do peeling. 

Em qualquer dessas escolhas a agressão é grande e o tratamento é doloroso, geralmente feito sob sedação e em centro cirúrgico. Durante a recuperação, é preciso ficar em casa por duas semanas ou mais. Os cuidados no pós- peeling são ainda mais rigorosos que os anteriores, incluindo curativos e cremes emolientes ou cicatrizantes. O resultado, por outro lado, é uma melhora muito grande da pele, tanto para manchas quanto para rugas.

Com essas dicas você já está apto(a) a entender o que seu médico dermatologista terá a lhe oferecer como tratamento de pele e peeling químico neste inverno – momento ideal, pois os dias mais frios garantem uma recuperação mais rápida, com menos riscos de surgirem manchas e inchaço.

 

Mas, atenção : O Peeling superficial pode ser aplicado simplesmente com conhecimento básico na área Estética, ou seu médico dermatologista, em quem você deposita total confiança, pode ser o responsável pela melhor indicação e realização do seu tratamento, sobre todo quando sua escolha for os Peeling Químico Médios e Profundos procure um profissional avançado de confiança.

Fonte: Profa. Dra. Ana Cristina Fasanella, cirurgiã dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e do Grupo Brasileiro de Melanoma.